quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Avaliação do curso Proinfo

Achei muito importante participar do curso, pois assim pude melhorar meus conhecimentos quanto a Educação Digital e suas tecnologias. Encontrei dificuldades no que diz respeito a criar pastas, blogs e algumas atividades realizadas no excel e power point mas a tutora foi muito atenciosa, paciente e esclarecedora, apenas seria importante que o curso se estendesse para que não ficassem dúvidas e também para estarmos sempre em contínuo aperfeiçoamento. Muito obrigada querida Rosemary.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Como utilizar a Internet na Educação


Como utilizar a Internet na Educação


Através do texto lido pude observar as diversas maneiras de utilizar a Internet na Educação e uma das conquistas que eu julgo ser mais importante é a Educação á Distância, pois através da Internet podemos estar ligados quase que diretamente a sala de aula.
Também a Internet tem sido um grande apoio aos estudantes, pois temos ao clique de um botão todas as informações que necessitamos em tempo real.
Diante de tantas facilidades alguns educadores se inquietam, pois afirmam haver uma certa confusão entre informação e conhecimento. Muitos alunos não aprofundam nos assuntos e ficam horas em programas de bate-papo,em conversas de que para quem olha de fora são improdutivas.

Nilva Aparecida Doná

A Internet


Com a leitura do texto de Moran pude observar e refletir sobre a importância da internet na vida das pessoas, ou seja, um subsídio que todos e principalmente os Educadores deverão estar preparados para mais esse avanço tecnológico, pois este é um recurso que no momento vem sendo utilizado como um meio de comunicação mais rápido, eficiente e prazeroso entre um número muito grande de pessoas.
A maioria dos usuários procuram e necessitam que os serviços oferecidos sejam efetuados de forma clara e objetiva. Todos procuram com este meio novas informações, trocam experiências entre si e outros que desejarem.
Assim, o fácil acesso as tecnologias democratiza a cultura e pode ser explorada as potencialidades de diversas maneiras e realidades. No cotidiano escolar o Docente irá continar utilizando seus "velhos" recursos para alfabetizar e desenvolver as habilidades dos alunos, mas os Projetos poderão ser mais atraentes e aprofundados nas diferentes realidade escolares se pudermos contar com esta inovação da Internet.
Concordo com você amiga, quando destaca que os educadores deverão estar preparados para o avanço tecnológico,caso realmente os mesmos não se prepararem continuarão como afirmou utilizando os "velhos" recursos.

Abraços!!!

Prezada Rosemary

Nilva Aparecida Doná – Unidade 1 (17/09/2008)
Prezada Rosemary:
Através dessa carta estarei falando um pouco sobre minha vida profissional, fazendo um paralelo sobre o tempo presente e o passado.
No ano de mil novecentos e oitenta e quatro formei-me como professora e em setembro de oitenta e cinco comecei a lecionar como eventual em uma escola do Município de Charqueada.
Em fevereiro do ano seguinte, assumi uma classe em uma escola rural do Município de Saltinho. Encontrei muitas dificuldades, pois tinha que percorrer quilômetros a pé e ao longo do caminho recrutava os alunos para manter o numero mínimo exigido para a classe não fechar.Foram três anos de grandes aprendizagens, pois as dificuldades encontradas serviram para decidir–me cada vez mais por essa profissão tão recompensadora que é a do professor.
Percebo claramente como a evolução tecnológica melhorou o dia-a-dia do educador, pois tínhamos o giz, a lousa e os livros como aliados e hoje acrescentados a esses meios temos a informática tão necessária ao profissional como ao educando.
A Internet com acesso a diversas informações complementa o trabalho dos profissionais e abrangem todos os conteúdos que se façam necessários.
Devo destacar a pessoa de Santos Dumont, que é exemplo de garra, determinação e persistência, pois nunca desistiu de seu sonho e pode mostrar a humanidade o valor de acreditar, planejar,observar e por em prática tudo isso, tornando o seu sonho uma realidade, fazendo que acreditemos também em nossos sonhos e que tudo é possível se também acreditarmos e lutarmos para o bem e crescimento de todos.
Rosemary espero que eu tenha passado através desse pequeno relato um pouco de minha jornada pessoal e profissional.
Até o próximo encontro:
Nilva.